Transportes públicos não são um serviço novo mas o atual empurrão para a modernização cria frequentes alterações à rede.
As linhas de antigamente eram poucas e mantinham-se inalteradas durante muitos anos. Populações locais frequentemente saberiam indicar como alcançar dado sítio próximo. Esta forma obter informações encontra-se cada vez mais desadequada às atuais operações.
Operações regionais como a da Carris Metropolitana ou a da UNIR têm centenas de linhas nas suas alçadas. A antiga solução de questionar locais não só era limitante a poucas localidades como a poucas linhas. A generalidade dos utentes dos transportes públicos não conhece muito mais do que usa. Ninguém memoriza centenas de serviços, muitos dos quais relativamente distintos e remotos.
"Ir até ao Centro de Saúde" ou "chegar à estação" seriam percursos que estariam na ponta da língua das populações, no entanto a mobilidade do futuro tem de alcançar o interregional. É inaceitável não conseguir alcançar um familiar num hospital no distrito seguinte ou requerer um carro para ir de férias.
Uma primeira solução passa pelo computador nos nosso bolsos. Apesar de uma método subótimo para populações idosas, os telemóveis conseguem abrir diversas aplicações que calculam trajetos.
Consideramos as seguintes relevantes para o panorama nacional:
O OSMAnd é uma aplicação que recomendamos. Não é muito útil para dizer que transportes público apanhar mas é um importante complemento. Esta aplicação faz uso do OpenStreetMap, um mapa feito pela comunidade que reside no seu dispositivo, podendo ser consultado sem internet. Quer isto dizer que tem sempre um mapa no seu bolso que funciona em quaisquer circunstâncias.
Estas são as mais reputadas aplicações em matéria de indicar quais os transportes a apanhar para chegar ao seu destino. Todas elas tendem a dar resultados razoáveis.
Não assuma que estas aplicações adivinham. As condicionantes do mundo continuam a aplicar-se, entre as quais transito e supressões. A indicação que um serviço existe a dada hora é informação anunciada pelo operador e está sujeita a falhas. Especialmente durante as greves é comum não haver uma atualização dos horários que reflita a realidade.
Um problema comum nestas aplicações é a recomendação desnecessária de serviços de elevado valor onde os passes não funcionam Exemplo . Tenha atenção a tal.
Apesar da qualidade aceitável das respostas, todas as aplicações tem algumas falhas de cobertura. Frequentemente existe uma solução melhor para passageiros menos versados nos smartphones ou que necessitam de um cuidado especial. Existem operações que disponibilizam um apoio ao cliente para este efeito. Este apoio pode considerar melhor questões como a acessibilidade e frequentemente tem algumas sugestões que uma aplicação não teria.
Deixamos então algumas linhas de apoio ao cliente conhecidas:
Empresa | Contactos |
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Nacionais | |
Comboios de Portugal | 210900032 (Atendimento 24h, 7 dias) |
Lisboa | |
Carris Metropolitana | 210 418 800 (Horário desconhecido) |
Carris (Lisboa) | 213 613 000 (Dias úteis, 8-20h) |
Transportes Colectivos do Barreiro | 212 068 000 (Horário desconhecido) |
Metro de Lisboa | 213 500 115 (Dias úteis, 8:30-19:00h) |
Metro Sul do Tejo/MTS | 211 127 056 (Horário desconhecido) |
Fertagus | 211 066 363 (Dias úteis, 10-19h) |
TTSL | 808 203 050 (Dias úteis, 9h–13h | 14h–18h) |
Porto | |
STCP | 225 071 000 (Horário desconhecido) |
Metro do Porto | 225 081 000 (Horário desconhecido) |
Caso não saiba para quem ligar: Estando em lisboa opte pela linha da Carris Metropolitana 210 418 800 e estando no Porto pela linha Andante 226 158 151. Pode também utilizar os nossos canais de comunicação. Não lhe garantimos um atendimento imediato mas tentaremos dar uma resposta ou encaminhar para a operação certa o mais rápidamente possível.