Mastodon Intermodal Intermodal - Mobilidade amplificada
Campanha do ML

Não seja urso!

O ano era 2011. O Metro de Lisboa publica uma campanha a promover o comportamento cívico, a qual apresenta o título "Não seja urso".

O Urso (vulgar para pessoa que que não vinga nas suas aptidões sociais) é uma classificação geralmente atribuida aos demais, raramente ao próprio. Todos devemos de parar para refletir: "serei urso?".

Regras ajudam a mitigar ursos, no entanto, é complicado criar boas regras. É mais fácil mitigar o urso com uma sociedade saudável que com regras, até porque o urso diz que "não mandam em mim" e desculpa-se com "os outros fazem".

Este é um problema que se cria a si mesmo. Quanto menos desagradável for com os demais, menos desagradáveis estes serão consigo, até porque quando as pessoas se encontram rodeadas de ursos importam-se menos com as próprias ações, tornando-se ursas.

A arte da imposição

Não se importar com algo não quer dizer que os demais não se importem. Tente não tornar as suas indiferenças em imposições para que os outros não se imponham quando você se importa.

  • Quanto pior você deixar um espaço, menos os demais vão tentar zelar por ele. Quanto menos os demais tentarem zelar por ele, pior você vai deixar o espaço.
  • Silêncio é confortante a algumas pessoas, aborrecido a outras. No entanto consegue-se ouvir musica em silêncio, mas não se consegue ouvir silêncio em música. Esqueceu-se dos seus auscultadores? Foi um lapso seu, não o corrija com o conforto dos demais.
  • Assentos combinam com calças, calções e saias, não tanto com sapatos. Não imponha os seus padrões de higiene.
  • Ninguém se importa que você coma. As pessoas também acham gira a sua manicure. O que as pessoas se importam é de ter um espaço sujo, pegajoso e pouco higiénico.
  • Os seus filhos são da sua reponsibilidade. Não imponha os seus rebentos aos demais enquanto está no telemóvel.

Boa educação ajuda-nos a todos

Ser uma pessoa desagradável não o faz mais feliz mas faz os outros mais tristes.

  • "Deixar os outros sair antes de entrar" é etiqueta por ser melhor para todos. Más atitudes raramente são vantajosas.
  • Se sentir uma urgência de reclamar com funcionários, pense que provávelmente é você que está errado.
  • Nem sempre está errado. Chegará ao dia em que é injustiçado e ai pode e deve de reclamar. Saiba reclamar.
  • Se alguma força politica argumentar que educação se resolve com força, saiba que o século XIX já passou. Seria conveniente, mas não funciona. Vai receber força sem um beneficio e um dia essa força vai magoa-lo.

Promova educação, consciência e empatia.